segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Regresso a Portugal

Este último dia da nossa estadia em Svalbard foi muito curtinho, pois tínhamos avião às 04:05 da matina. A noite já dava um ar da sua graça, e por um par de horas mostrou-nos do que é capaz de fazer durante os longos invernos árticos. Mas por enquanto sem ainda ficar totalmente escura.


Depois do jantar fomos para a UNIS rearrumar as nossas malas para, através de uma divisão salomónica entre todos, incluir o equipamento que não precisava de ser despachado à parte. Vínhamos bem carregadinhos, prova de que por vezes o saber se faz à custa de algum peso e de ocupar espaço.


O pequeno aeroporto de Longyearbyen fica a uns 5 minutos do centro da cidade. Fomos dos primeiros a chegar, praticamente só estavam os funcionários do aeroporto, da segurança e companhia aérea.


Tínhamos que fazer 3 voos até chegar a Portugal. Primeiro até Tromso, depois até Oslo e finalmente até Lisboa.

O dia já raiava bem quando o avião descolou de Longyearbyen. Que está lá em baixo na foto, assim como Adventdalen, mais ao fundo.


Quando chegámos a Oslo, verificámos que o voo da TAP até Lisboa tinha sido cancelado. Arranjaram-nos um percurso alternativo, via Copenhaga. Acabámos assim por fazer mais um voo, 4 no total. Bem moídinhos, lá chegámos a Lisboa por volta das seis da tarde.

A campanha de campo para recolha intensiva de dados terminou aqui. A sua organização, processamento e interpretação será o nosso trabalho ao longo dos próximos largos meses. Para os aspectos mais científicos podem consultar a página do projecto ANAPOLIS.

Sem comentários:

Enviar um comentário