Hoje de manhã, metade da equipa foi para Adventdalen e a outra ficou na universidade. Como de costume, fomos na nossa Hiace azul até ao site de trabalho. São cerca de 9 km desde a porta da UNIS e depois mais uns 800 e tal metros, mas agora a pé, desde o local onde a deixamos parada até ao "ponto de encontro" no campo lá em baixo perto da margem do rio. Quando chegámos perto do tripé em que se instala a base do GPS, sou avisado que tinha deixado as luzes da carrinha acesas... o avisador sonoro não funcionou, ou não existe mesmo... não havia nada a fazer, tive que voltar para trás... sempre é melhor do que no fim da tarde ter que a empurrar pela estrada fora, que ainda por cima é praticamente plana.
Quem ficou em terra... quero dizer, quem ficou em Longyearbyen, continuou a processar os dados colhidos no campo, que é sobretudo um trabalho de computador, e também a secar as amostras de solos num dos laboratórios da UNIS.
É uma tarefa simples de realizar, onde não é ainda feita nenhuma análise, a não ser sabermos o seu conteúdo em água, mas que nos tornará as malas mais leves quando regressarmos a Portugal.
Da parte da tarde, quem estava em terra, juntou-se a quem andava pelo vale do advento. Foi feito novo corte geológico, agora na margem esquerda do rio.
Foi um dia um bocado cansativo. Apesar de a temperatura ter começado a subir, foi para aí até aos 5-6ºC, esteve quase sempre um ventinho nada agradável. A chuva apareceu também pela primeira vez, mas apesar de cair durante praticamente todo o dia, foi sempre em muito pouca quantidade e chateou sobretudo quem tinha de tomar notas com papel e lápis. Algum cansaço acumulado ajudou também a que se adormecesse no caminho até chegarmos a "casa".
Mas fomos todos recompensados, tivémos o melhor jantar de toda a semana, um estufado de rena (foi-nos vendido como tal...), cozinhado pela Maura, com entradas de salmão fumado e sobremesa de brownies com gelado.
Mas fomos todos recompensados, tivémos o melhor jantar de toda a semana, um estufado de rena (foi-nos vendido como tal...), cozinhado pela Maura, com entradas de salmão fumado e sobremesa de brownies com gelado.
Depois de jantar fomos ver o Chipre-Portugal na RTP Internacional. Apesar da pequena dimensão do notebook usado, deu bem para seguir o jogo e ver os 4 golos que a nossa selecção marcou.
Sem comentários:
Enviar um comentário