quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Quinto dia no campo

Um dos factores que controlam a formação das redes de polígonos são os solos e os sedimentos onde os polígonos estão distribuídos. Assim, um dos objectivos do projecto ANAPOLIS consiste no estudo da sedimentologia das áreas com poligonos.

No vale de Adventdalen realizámos dezenas de perfis longitudinais e transversais para caracterizar os sedimentos ali presentes. Os perfis foram feitos com um trado e atingem uma altura de 40 a 120 cm, em função da profundidade do permafrost. Nos margens do rio Advent fizemos cortes até 2 m de profundidade para analisar melhor a estrutura sedimentar.

Localização dos transectos e perfis na principal área de estudo em Adventdalen.


As descrições sedimentológicas de campo já permitem detectar variações significativas das características dos solos nas diferentes unidades geomorfológicas. Em função da estratigrafia dos perfis, recolhemos amostras para posterior análise em laboratório.

Na imagem vemos um corte escavado na margem direito do rio Advent, onde podemos diferenciar distintas camadas de sedimentos. O permafrost neste sector situa-se a 120 cm protegido por um nível de turfa de quase 40 cm de espessura. A seguir encontrámos uma alternância de horizontes orgânicos e depósitos eólicos, desenvolvidos antes da formação dum horizonte muito orgânico. A seguir dispõe-se um nível de argilas cinzentas e uma camada de limos com muitos óxidos de ferro, indicativo da presença abundante de água. Os 40 cm mais superficiais correspondem a uma sequência de origem eólica com limos e areias intercaladas. A interpretação deste corte sugere um período possivelmente mais quente durante o Holocénico que favoreceu a formação de turfa; a seguir, uma mudança das condições ambientais (i.e. climáticas) possibilitou o início da acumulação eólica que alternou com períodos de formação de solos orgânicos. Provavelmente, a partir deste momento começaram a formar-se as redes de polígonos. Depois disso as condiçoes ambientais neste local foram-se tornando progressivamente mais favoráveis para a acumulação de sedimentos de origem eólica. Neste corte retirámos 37 amostras que vão ser analisadas para conhecer melhor as condições ambientais (e climáticas) mais propícias para o desenvolvimento dos polígonos.

Exemplo de corte para a análise sedimentológica no vale de Adventdalen.

1 comentário: