quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Passagem para a outra margem

Hoje atravessámos o rio Advent até à margem direita. Escolhemos o dia de hoje por ser o que, segundo as previsões meteorológicas, iria ter uma das temperaturas mais baixas da semana (0-1ºC) e por não ir chover ou nevar. Assim a quantidade de água no rio, que é relativamente largo, com vários canais mas pouco profundo, seria menor e permitiria um atravessamento mais rápido e seguro. E assim foi, fazendos alguns "esses" para procurar os sítios menos profundos, tudo decorreu sem problemas.


Do lado de lá, tínhamos como plano de trabalho principal colher amostras do solo em variados pontos e obter informação de referência precisa em determinados pontos sobre as classes de ocupação da superfície, ou seja, saber se era vegetação e de que tipo, solo ou rocha, água, etc. para depois posteriormente nos ajudar a validar a classificação de toda esta região nas imagens de detecção remota.


Tentámos também fazer o reconhecimento de uma rede poligonal mais para jusante. Sabíamos que era uma zona que estava com alguma água, onde existia vegetação ficavam as nossas pegadas...


... mas nunca pensámos que estivesse tão empapada...


Para além de o sol se ter dignado a aparecer pela primeira vez desde que cá estamos, também vimos, um pouco ao longe, uma boa meia dúzia de renas.


Em conclusão, foi um dia longo e cheio, em que percorremos mais de uma boa meia dúzia de quilómetros, e em que a quantidade e qualidade de dados recolhidos foi significativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário