sábado, 27 de agosto de 2011

Partidas e chegadas

Eu, o Gonçalo Vieira, o José Saraiva, o Mário Neves e a Maura Lousada, cinco dos sete membros da equipa da campanha deste ano, saímos de manhãzinha do aeroporto da Portela em Lisboa. Fizémos escalas em Oslo e em Tromso antes de aterrarmos em Longyearbyen, a pequena cidade que é a "capital" do arquipélago de Svalbard. Tem mil e tal habitantes, e é a cidade mais setentrional, ou a norte, cá da nossa Terra (78º13' de latitude Norte).


Em Longyearbyen já estavam o Marco Jorge e o Marc Oliva, os outros 2 membros da equipa do projecto, e também o Maarten Roos, um cientista realizador que está a preparar um documentário sobre o projecto ANAPOLIS e que nos irá discretamente seguir durante a nossa estadia. Os três tinham chegado a Svalbard 2 dias antes, a 25, para resolverem e adiantarem importantes aspectos logístiscos relacionados com o nosso trabalho e fazerem também um curso de tiro, obrigatório para quem anda no campo em Svalbard, por causa da presença do urso polar.


O céu estava encoberto e a temperatura do ar rondava os 6ºC. A diferença horária é de mais uma hora em relação Portugal e o dia ainda tem oficialmente a duração de 24 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário