domingo, 28 de agosto de 2011

Primeiro dia no campo

O primeiro dia da campanha iniciou-se na UNIS, The University Centre in Svalbard, com a instalação da equipa na sala de trabalho destinada à equipa do projecto, seguida de uma pequena reunião para relembrar as actividades que cada uma dos grupos de trabalho irá realizar e na verificação do equipamento a levar para o campo.

Devidamente equipados e agasalhados lá fomos para rua, começando por fazer um breve reconhecimento de terrenos com solos ordenados.


Depois fomos para Adventdalen, o vale glaciar onde estão as nossas velhas amigas redes poligonais (bem, não são assim de tão longa data, pois só as conhecemos o ano passado), e que é o nosso principal sítio de trabalho (vale mais ao fundo na foto).


Todo o trabalho deste dia consistiu em tarefas preparatórias, como reidentificar os 121 polígonos da campanha de 2010 com umas bandeirinhas amarelas numeradas, verificar se a estaca que marcava a posição de localização do nosso GPS se encontrava no mesmo sítio (encontrava pois!), delinear os perfis para recolha das amostras de solo e medir a espessura da camada activa (nalguns pontos andava à volta de 1 metro), avaliar o estado da vegetação, entre várias outras tarefas.


Foi um bom aquecimento para os próximos dias. A temperatura já começou a baixar, andou à volta dos 3-4ºC, mas sem vento não se estava mal. O sol é que se esquivou a encontrar-se connosco, nunca se deixou ver directamente, pois andou sempre escondido atrás das nuvens.


Sem comentários:

Enviar um comentário