terça-feira, 30 de agosto de 2011

Terceiro dia no campo

Hoje manteve-se a rotina campestre dos dias anteriores, não houve nada de muito diferente nas nossas actividades. Pode-se bem dizer "no news is good news", conseguiu-se mais uma boa quantidade de dados.

O Zé Saraiva andou literalmente a perseguir os contornos dos polígonos.



No campo é mais importante identificar os de espessura mais fina, de formação mais recente, e que nas fotos aéreas são mais difíceis de reconhecer. Mesmo aqui essa identificação é por vezes complicada, algumas arestas terminam a “meio caminho” entre dois vértices ou a vegetação mascara acentuadamente a depressão do terreno. Mas é uma tarefa fundamental para validar e complementar o que se detecta nas imagens de detecção remota e que se prolongará certamente até ao final da campanha para no fim ficarmos com uma rede poligonal bastante completa e correctamente identificada.



Eu hoje andei a levantar pontos GPS, foi também um excelente exercício físico. Quase sem se dar por isso, fazem-se uns bons quilómetros. Começa-se bem agasalhado, depois a luvas deixam de ser precisas, abre-se ou tira-se um dos casacos. O gorro é que nunca tiro da cabeça, a mim faz-me sempre falta.



O Marc e o Mário lá continuaram na amostragem dos solos ao longo dos trajectos previamente definidos. É uma tarefa que requer simultaneamente algum esforço físico para perfurar o solo com um trado até profundidades que ultrapassam 1 m, mas também alguma perícia para recolher a amostra o mais intacta possível.



O Gonçalo, o Marco e a Maura prosseguiram as suas tarefas de construção de informação de referência (ground-truth) e de levantamento das formas superficiais do terreno.


O Maarten continuou silenciosamente a andar atrás de nós com todo o seu equipamento de filmar. Apesar do seu mais de um metro e noventa de altura, temos conseguido quase não dar pela sua presença.



No fim da tarde, no regresso à cidade, alguns de nós foram ainda para UNIS para, depois de devolvermos as espingardas e os flares, analisar alguns dos dados recolhidos e preparar algumas actividades para o dia seguinte. Outros foram ainda ao supermercado para depois preparem o jantar. Estabelecemos uma escala quando aqui chegámos, em cada dia há 2 de nós que tratam de ir às compras e cozinhar para todo o grupo. E claro, de lavar a loiça e arrumar a cozinha.

O tempo hoje esteve quase sempre esteve encoberto, muito pouco vento e por isso a temperatura de 2-3ºC foi, pode-se dizer, um pouco amena.

Sem comentários:

Enviar um comentário