segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Segundo dia no campo

Este segundo dia no campo acabou por ser o primeiro dia em que estivémos todo o dia em Adventdalen. Só não foi de sol a sol porque, mais uma vez, o nosso astro rei não se dignou a aparecer. No entanto, pode-se dizer que as temperaturas de 3-4ºC eram amenas, porque o vento praticamente não existiu.


Organizámo-nos em quatro equipas para executar quatro tarefas: levantamento de pontos com o GPS diferencial numa malha regular para depois construirmos o modelo digital de terreno, recolha de amostras de solo em vários locais para estudar a sua variabilidade espacial, verificação de todos os contornos do polígonos, ou seja, das cunhas de gelo dos polígonos (ou mais correctamente, da expressão das cunhas de gelo à superfície) e no levantamento geomorfológico sistemático para elaboração de mapa com elevado detalhe.



Quanto à presença de renas, tão comuns neste vale durante a nossa campanha de Junho de 2010, nem um vislumbre. Talvez porque neste período do ano a sua comida seja melhor ou exista em mais quantidade noutras paragens aqui da ilha de Spitsbergen.

Sem comentários:

Enviar um comentário